Impulsionar a renda das famílias, melhorar a alimentação e a saúde das pessoas, preservar o meio ambiente. Estes são alguns dos muitos benefícios gerados pelo Programa de Fomento à Agricultura Urbana e Familiar, da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e da Superintendência de Segurança Alimentar.
Para dar suporte aos agricultores e agricultoras, a Prefeitura conta com o Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar - Cmauf, que tem uma equipe técnica multidisciplinar. Atualmente, o principal objetivo é mapear produtores da cidade, visando que essas agriculturas sejam desenvolvidas com técnicas agroecológicas e que, além de garantir a segurança alimentar e nutricional, possa comercializar o excedente, gerando renda para todos os atores envolvidos no processo. Para isso, criou-se a Feira da Agricultura Urbana e Familiar, que inicialmente está sendo realizada em parceria com a Economia Solidária.
A Feira da Agricultura Urbana e Familiar em Contagem é uma forma de venda justa e sem atravessadores. A comercialização direta entre quem produz e quem consome, gera renda para as famílias envolvidas na produção e facilita o acesso do consumidor final a um alimento saudável, produzido em consonância com o meio ambiente, seguindo os princípios agroecológicos e contribuindo para fortalecimento da segurança alimentar e nutricional dos envolvidos. Os agricultores oferecem grande diversidade de produtos, como hortaliças, plantas medicinais, verduras, frutas e produtos alimentícios artesanais.
Um dos principais aspectos da Agricultura Familiar é a possibilidade de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos, o que contribui para um consumo sustentável tanto no que tange à preservação ambiental, quanto à saúde de produtores e compradores. É o que enfatiza o Diretor de Produção e Comercialização da Agricultura Urbana e Familiar Agroecológica, João Batista Rodrigues.
“Por adotar práticas ambientais mais sustentáveis em função da produção em pequena escala, a agricultura familiar contribui para a conservação do solo, a preservação da biodiversidade, permitindo a adoção de sistemas produtivos muito mais eficientes que se utilizam de menos energia fóssil e muito mais energia renovável. Além disso, esse estilo de produção respeita a harmonia ambiental e as espécies, aproveita as sinergias naturais, utilizam modos de produção orgânica e agroecológica, que conferem aos produtos da agricultura familiar diferencial competitivo na busca por qualidade e responsabilidade socioambiental”, disse.
A superintendente de Segurança Alimentar, Cida Miranda, explica de que maneira o Cmauf atua na Agricultura Familiar, garantindo o apoio aos produtores de acordo com os parâmetros de sustentabilidade e ativando a geração de renda com a realização da feira.
“O Cmauf apoia e fortalece essas iniciativas oferecendo assessoria técnica e acompanhamento agroecológico, promovendo cursos de capacitação e fornecimento de insumos para a implantação das unidades produtivas. O alimento produzido é voltado para o autoconsumo, garantindo em partes a segurança alimentar e nutricional dos envolvidos, o excedente pode ser comercializado, gerando renda”, pontuou.
Uma das expositoras da feira da agricultura familiar, que tem ocorrido todas as terças e quintas-feiras, na sede da Prefeitura de Contagem, Maria do Carmo da Costa, destacou a iniciativa da atual gestão de ajudar os pequenos produtores e, paralelamente, facilitar o acesso a um produto que tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas.
“Eu sempre trabalhei plantando alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. A Prefeitura tem nos ajudado muito criando essa rede, nos dando a oportunidade de expor nossos produtos na feira. Podemos alcançar mais pessoas que buscam por saúde e por uma alimentação melhor”, exaltou.
Os agricultores interessados em participar do programa devem procurar o Cmauf, que funciona na rua Fernando Ferrari, 85, bairro Praia. Segundo Cida Miranda, o plano é implantar pontos de comercialização da Agricultura Familiar em todas as regiões do município.